quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Aulas não refletem mais a complexidade do mundo, diz pesquisador

As redes sociais fechadas são só o primeiro passo. Para o pesquisador canadense em redes sociais na educação George Siemens, um dos mais respeitados na área, na sociedade interconectada em que vivemos a educação tradicional não dá mais conta de explicar as complexidades do mundo.
É preciso se jogar na rede. Ele veio na semana passada a São Paulo para participar do evento de tecnologia educacional Interdidática e concedeu a seguinte entrevista:

Um dos conceitos que você criou é o conectivismo. O que é isso?
SIEMENS - É como geramos conhecimento. Estamos conectados em rede no Twitter, no Facebook. A teoria baseia-se no fato de que, ao aprendermos algo, estamos transmitindo e recebendo informações.

Essa forma de aprendizado é natural ou parte da busca?
SIEMENS - Uma vez conectados uns aos outros, o ato de aprender torna-se natural. Uma vez que você forma a sua rede pessoal de confiança, ela o ajuda no aprendizado, mostrando o que é relevante ou não.

Antes da internet, já havia essa conexão em rede, mas de forma física. O que mudou?
SIEMENS - Há 2 mil anos, a informação já era transmitida por conexões. Se meu pai era um fazendeiro, eu deveria aprender o ofício com ele. De repente, não preciso mais contato físico. Com a internet, posso aprender com pessoas na Austrália ou no Brasil.

Como esse processo entra hoje nas escolas tradicionais?
SIEMENS - A escola ainda traz o legado do sistema antigo. Será que ainda precisamos de um prédio físico? É mais importante hoje ensinar ao aluno a não acreditar em tudo o que lê. Mesmo as redes sociais fechadas, para educar o aluno para essa realidade, são só um primeiro passo. Uma hora será preciso cair no mundo real, onde tudo é aberto é há muito lixo.

Por que essa mudança é importante? O aluno aprende melhor?
SIEMENS - O mundo é muito mais complexo hoje do que em toda a história. Ele é interconectado. Se um país entra em colapso financeiro, o resto do mundo sofre. As pessoas trocam informações, há preocupações mundiais como o aquecimento. Os alunos não irão entender essa complexidade tendo um professor que dê a resposta. Ninguém sabe as respostas e você só terá algumas se estiver conectado aos outros

Retirado do site Último Segundo - Educação
______________________________________


É, colegas professores... melhor tratarmos de nos atualizar, não acham?

Abraços,

Prof. Suintila

Atividades para os celulares dos alunos - parte 1

Esta semana repetí a aplicação dos questionários para celular, com meus alunos... O resultado pode ser visto no album de fotos abaixo:


Atividades Celular 01

Foi uma festa... os alunos adoraram, e me pediram mais atividades. Assim que eu puder, vou repetir, caros alunos!

Abraços,

Prof. Suintila

Visita de acadêmicos de Enfermagem da UNIDERP

Esta manhã nossa escola recebeu a visita de acadêmicos do curso de Enfermagem da UNIDERP para uma manhã bastante instrutiva. Eles vieram até nós para um bate-papo com os alunos sobre as DST's, e foi uma visita muito proveitosa!
Após se reunirem em grupos com os alunos, eles realizaram um painel para apresentação das discussões, e o resultado pode ser visto no album de fotos abaixo:



Visita Enfermagem UNIDERP

Parabéns acadêmicos, parabéns profª Denise... esta visita ficará gravada nas lembranças dos nossos alunos para sempre, garanto!