domingo, 17 de maio de 2009

A revolução dos moleques

Como o comportamento dos jovens na web influencia o modo como consumimos, trabalhamos e nos divertimos.

Foi num movimento tão cotidiano quanto subir as escadas de casa e observar o comportamento dos filhos que o canadense Don Tapscott extraiu as bases de seu livro mais recente, “Grown Up Digital: How the Net Generation is Changing Your World” (ainda sem versão brasileira). Os dois adolescentes, hoje com 23 e 26 anos, são legítimos representantes da geração net, gente que fica mais tempo na frente do computador do que da TV e que está mudando o jeito como trabalhamos, consumimos e nos relacionamentos. O consultor e autor de Wikinomics estará no Brasil em agosto para o INFO CIO Meeting. Veja o que ele contou:

INFO: Como a geração net está mudando o mundo?
DON TAPSCOTT: Essa geração de jovens cresceu com acesso farto à internet. Eu me considero um imigrante digital, eles são nativos. Pensam de forma diferente e agem de um jeito colaborativo naturalmente. Vivem em função de inovação, criatividade e customização. Estou convencido de que dentro dessa nova cultura está um novo jeito de trabalhar. Se ouvirmos esse pessoal, eles nos mostrarão como mudarmos nossas empresas — e para melhor.

Como as empresas estão se virando para atender esse desejo pela customização?
A primeira coisa é não se focar só nas vendas. É preciso engajar as pessoas em torno das marcas no lugar de simplesmente tentar empurrar produtos. Em todas as partes da economia existem oportunidades para engajar os consumidores por meio de opções de customização. Um exemplo é a loja Threadless.com, que permite que os clientes façam o design de suas próprias peças de roupa. Outro caso emblemático foi um concurso para que os consumidores criassem um comercial do salgadinho Doritos, e o vencedor teria sua obra exibida no intervalo do Super Bowl, o principal evento esportivo dos Estados Unidos. Do lado negativo, vemos as gravadoras que estão processando crianças por aí, quando deveriam incentivar seus clientes a remixar músicas.

Indústrias tradicionais, como a automotiva, podem atender a demanda de produtos personalizados?
O caminho para a indústria automotiva pode ser copiar o que já tem sido feito por empresas de calçados. Eu mesmo criei um par de sapatos para golfe usando o site da Nike. No caso dos carros, eles precisam deixar que o consumidor se envolva antes no processo de criação, para determinar características do carro. Eles também poderiam abrir as APIs que estão presentes nos computadores de bordo dos carros. Isso criaria espaço para que os consumidores usassem os carros também como ferramentas para diversão, aprendizado e trabalho. Afinal, as pessoas passam bastante tempo dentro dos automóveis e esse período poderia ser mais bem aproveitado.

Qual sua opinião sobre quem debocha da utilidade das redes sociais, chamando-as de “social not working”?
É verdade que os jovens gastam muito tempo no Facebook durante o trabalho, mas isso não é uma razão para bloquear o acesso a esse tipo de site. Não é um problema da tecnologia, e sim de gerenciamento. Eles precisam de atribuições mais claras, avaliações de performance e um workflow eficiente. Bloquear uma ferramenta social desmoraliza o funcionário e ele simplesmente vai usar outro site parecido. As redes sociais estão se tornando uma espécie de sistema operacional para os negócios, por isso as empresas devem abraçar esses serviços como um local para a inovação e a análise de desempenho dos funcionários.

É errado dizer que os gadgets se transformaram nos grandes ídolos dessa geração?
Esses aparelhos são as chaves de acesso dos jovens para o mundo. Não são apenas aparelhos, são janelas para encontrar os amigos, ouvir a música e consumir cultura pop. Os aparelhos são também ferramentas para o trabalho e para o aprendizado.

A geração net ameaça a sobrevivência dos jornais e da TV?
Os jornais e a TV precisam mudar radicalmente, pois a web é uma mídia muito melhor para distribuir notícias e conhecimento. Além disso, a internet permite que um cidadão normal passe da posição de receptor de informação para a de produtor de conteúdo. Todos podem colaborar em torno das notícias, fazer comentários e, dessa forma, mudar o mundo. O modelo de transmissão de mão única da televisão está se acabando, e o mesmo vale para os jornais.

O sistema educacional atual é velho demais para essa geração?
Sim, o modo tradicional de educação é inapropriado para eles. Ter alunos isolados em suas tarefas e um ambiente centrado apenas no professor, com uma aula igual para todos, não funciona mais. O papel do professor não deve ser o de um transmissor de informações. Hoje os garotos crescem colaborando entre si e precisam interagir. O modelo atual é errado, precisa mudar e não vejo uma força de transformação mais poderosa para isso do que a força dos próprios estudantes.


Matéria escrita por Juliano Barreto e publicada no site da revista INFO, em 15 de maio de 2009

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Consuelo Müller participará de reunião com Promotor da Infância e Juventude

Atenção Pais, Alunos e Professores,


Informamos a todos que nos dias 18 e 20 do mês de maio de 2009, estará acontecendo Palestra com o Promotor da 27ª Promotoria da Infância e Juventude Dr. Sérgio Fernando Harfouche no Palácio Popular da Cultura, com todos os professores da nossa escola, cujo tema será sobre violência nas escolas.

No dia 18/05/2009 todos os professores no turno noturno participarão, e no dia 20 participarão os professores da manhã e tarde, em seus respectivos turnos. Para que a carga horária e dia letivo do aluno não seja prejudicado, será trabalhado aula programada com os alunos.

Salientamos que o professor de 40 horas participará apenas de um dos turnos, no outro deverá estar na escola cumprindo o planejamento.

Qualquer dúvidas ou informações, por favor, procurar a Direção ou a Coordenação da escola para mais orientações.

Prêmio Jovem Cientista - edição 2009

O Prêmio Jovem Cientista é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Gerdau, a Fundação Roberto Marinho (FRM) e tem como objetivos estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros. Sua primeira edição aconteceu em 1981 e, desde então, vem premiando trabalhos inovadores nas mais diversas áreas do conhecimento, com a participação efetiva de estudantes e pesquisadores de todas as regiões brasileiras. Considerado pela comunidade científica uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina, a premiação é feita pelo presidente da República e reúne, na cerimônia, autoridades governamentais da área da Ciência e Tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência brasileira. Um dos principais resultados desta iniciativa é a constatação de que a grande maioria dos agraciados com o Prêmio Jovem Cientista segue carreira de pesquisa nas universidades ou institutos de pesquisa, consolidando suas carreiras em C&T.

O TEMA

O tema do XXIV Prêmio Jovem Cientista - edição 2009:
Energia e Meio Ambiente – Soluções para o Futuro

Anualmente, é indicado para premiação um tema de destacada importância para o desenvolvimento científico e tecnológico, definido pelo CNPq, pela Gerdau e pela Fundação Roberto Marinho. Os temas têm sempre relevância nacional e de interesse direto da população brasileira.

CONCORRA AO XXIV PRÊMIO JOVEM CIENTISTA

Faça a sua parte, pesquise e descubra novas alternativas. Para as categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior, deverá ser abordada uma das seguintes linhas de pesquisas relacionadas ao tema principal:

· Fontes alternativas de energias não poluentes;
· Exploração racional de recursos energéticos (biomassa, carvão mineral, petróleo);
· Impacto sócio-ambiental da geração de energia hidroelétrica e da produção de biocombustíveis;
· Controle da emissão de poluentes e efeito estufa no setor energético;
· Edificações inteligentes (uso racional de energia e recursos naturais);
· Eficiência das diferentes fontes de energia;
· Uso de sistemas isolados para geração de energia elétrica;
· Ampliação e eficiência do uso de fontes renováveis de energia;
· Produção sustentável de biodiesel;
· Tecnologias energéticas (produção e uso) apropriadas a pequenos produtores rurais e com unidades isoladas; e
· Impactos da geração de energia nos recursos biológicos e na biodiversidade.

CATEGORIAS

O Prêmio será atribuído em cinco categorias:
1 - Graduado
2 - Estudante do Ensino Superior
3 - Estudante do Ensino Médio
4 - Orientador
5 - Mérito Institucional

MENÇÃO HONROSA

Será concedida Menção Honrosa a um pesquisador com título de doutor, considerando sua qualificação, experiência, capacidade de formação de pesquisadores e produção científica na área do conhecimento relacionado com o tema Energia e Meio Ambiente – soluções para o futuro.

BOLSAS DE ESTUDO
Os três primeiros colocados das categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio poderão receber bolsas de estudo do CNPq. A concessão será implementada caso os agraciados atendam aos critérios normativos do CNPq.

PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO ANUAL DA SBPC
O primeiro colocado das categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio participará da 62ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2010, com o objetivo de expor suas pesquisas.

PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS PREMIADOS
Os trabalhos premiados são publicados em livro próprio do Prêmio Jovem Cientista, elaborado pelas instituições parceiras.

Inscrições

Orientações

Como participar do Prêmio Jovem Cientista - Categoria Ensino Médio?
A escola
- Divulgar o Prêmio Jovem Cientista por toda a comunidade escolar, motivando a participação e esclarecendo as dúvidas.

- Abrir as inscrições e estabelecer datas-limite para a entrega do trabalho.

- Estimular o trabalho integrado de disciplinas.

- Orientar os participantes quanto aos seguintes aspectos:

1. Apresentação 6. Criatividade
2. Organização 7. Exemplos cotidianos coerentes
3. Clareza 8. Relevância da abordagem
4. Capacidade de argumentação 9. Rigor na metodologia de pesquisa
5. Coerência das idéias 10. Confiabilidade nas fontes citadas

O trabalho
É o resultado de uma pesquisa apresentada, em um texto de três páginas.

A redação deve aprofundar um único aspecto do tema geral proposto, reunindo dados e expondo os argumentos em que a pesquisa se baseou.

Atenção às especificações para a digitação do trabalho:
Tipo de letra: Times New Roman
Tamanho (corpo): nº 12
Formatação do parágrafo: entrelinha simples
Formato do papel: tamanho A4
Margens do papel (superior, inferior, direita e esquerda): 3 cm

A inscrição
Escolhidos os trabalhos, reúna-os, juntamente com as fichas e os comprovantes de inscrição preenchidos, a comprovação da matrícula dos alunos na escola e uma carta do(a) diretor(a) da escola encaminhando os alunos à Comissão Organizadora do Prêmio. A inscrição pode ser feita até 30 de junho de 2010:

  • pelo correio: envie tudo para: Prêmio Jovem Cientista - Fundação Roberto Marinho - Rua Santa Alexandrina, 336 - 20261-232 - Rio de Janeiro - RJ
  • pelo endereço eletrônico: preencha a ficha de inscrição e anexe o arquivo com o trabalho para www.jovemcientista.cnpq.br

O desenvolvimento do trabalho
1. Em primeiro lugar, a escola divulgará o Prêmio, informando os prazos de inscrição.
2. Os professores devem discutir com os alunos, em sala, o significado geral do tema e suas possíveis abordagens.
3. Cada aluno interessado escolhe o tema da pesquisa que lhe pareça mais apropriado e marca uma consulta com o professor encarregado de acompanhar o projeto.
4. Nesse primeiro encontro, o aluno já deve levar um esboço do que pretende fazer e, então, tirar dúvidas e acertar o prazo para a entrega do trabalho.
5. O aluno, então, desenvolve a pesquisa, coleta e organiza os dados.
6. É feita a redação do trabalho pelo aluno.

Atenção!
É importante que o aluno colete, por si mesmo, os dados que irá usar e discuta com o professor cada etapa do trabalho.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Provas do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA)

Caros alunos,


O PISA, sigla do Programme for International Student Assessment, que, em português, foi traduzido como Programa Internacional de Avaliação de Alunos, é um programa internacional de avaliação comparada aplicado a estudantes da 7ª série em diante, na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.

Esse programa é desenvolvido e coordenado internacionalmente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), havendo em cada país participante uma coordenação nacional. No Brasil, o PISA é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As avaliações do PISA acontecem a cada três anos e abrangem três domínios do conhecimento – Leitura, Matemática e Ciências – havendo, a cada edição do programa, maior ênfase em cada uma dessas áreas. Em 2000, o foco era na Leitura; em 2003, Matemática; e em 2006, Ciências.

O PISA 2009 inicia um novo ciclo do programa, com a ênfase novamente recaindo sobre o domínio de Leitura.

Em breve, nossa escola estará realizando essas provas, que ocorrerão em um final de semana (sábado) e, para que vocês possam já ir se preparando para ela, segue links para as provas que ocorreram no ano passado... boa leitura!

Prova de Leitura: http://www.inep.gov.br/download/internacional/pisa/Itens_Liberados_Leitura.pdf

Prova de Matemática: http://www.inep.gov.br/download/internacional/pisa/Itens_Liberados_Matematica.pdf

Prova de Ciências: http://www.inep.gov.br/download/internacional/pisa/Itens_liberados_Ciencias.pdf

Abraços,


Prof. Suintila
(a pedido da Direção da escola)