sexta-feira, 15 de maio de 2009

Prêmio Jovem Cientista - edição 2009

O Prêmio Jovem Cientista é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Gerdau, a Fundação Roberto Marinho (FRM) e tem como objetivos estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros. Sua primeira edição aconteceu em 1981 e, desde então, vem premiando trabalhos inovadores nas mais diversas áreas do conhecimento, com a participação efetiva de estudantes e pesquisadores de todas as regiões brasileiras. Considerado pela comunidade científica uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina, a premiação é feita pelo presidente da República e reúne, na cerimônia, autoridades governamentais da área da Ciência e Tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência brasileira. Um dos principais resultados desta iniciativa é a constatação de que a grande maioria dos agraciados com o Prêmio Jovem Cientista segue carreira de pesquisa nas universidades ou institutos de pesquisa, consolidando suas carreiras em C&T.

O TEMA

O tema do XXIV Prêmio Jovem Cientista - edição 2009:
Energia e Meio Ambiente – Soluções para o Futuro

Anualmente, é indicado para premiação um tema de destacada importância para o desenvolvimento científico e tecnológico, definido pelo CNPq, pela Gerdau e pela Fundação Roberto Marinho. Os temas têm sempre relevância nacional e de interesse direto da população brasileira.

CONCORRA AO XXIV PRÊMIO JOVEM CIENTISTA

Faça a sua parte, pesquise e descubra novas alternativas. Para as categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior, deverá ser abordada uma das seguintes linhas de pesquisas relacionadas ao tema principal:

· Fontes alternativas de energias não poluentes;
· Exploração racional de recursos energéticos (biomassa, carvão mineral, petróleo);
· Impacto sócio-ambiental da geração de energia hidroelétrica e da produção de biocombustíveis;
· Controle da emissão de poluentes e efeito estufa no setor energético;
· Edificações inteligentes (uso racional de energia e recursos naturais);
· Eficiência das diferentes fontes de energia;
· Uso de sistemas isolados para geração de energia elétrica;
· Ampliação e eficiência do uso de fontes renováveis de energia;
· Produção sustentável de biodiesel;
· Tecnologias energéticas (produção e uso) apropriadas a pequenos produtores rurais e com unidades isoladas; e
· Impactos da geração de energia nos recursos biológicos e na biodiversidade.

CATEGORIAS

O Prêmio será atribuído em cinco categorias:
1 - Graduado
2 - Estudante do Ensino Superior
3 - Estudante do Ensino Médio
4 - Orientador
5 - Mérito Institucional

MENÇÃO HONROSA

Será concedida Menção Honrosa a um pesquisador com título de doutor, considerando sua qualificação, experiência, capacidade de formação de pesquisadores e produção científica na área do conhecimento relacionado com o tema Energia e Meio Ambiente – soluções para o futuro.

BOLSAS DE ESTUDO
Os três primeiros colocados das categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio poderão receber bolsas de estudo do CNPq. A concessão será implementada caso os agraciados atendam aos critérios normativos do CNPq.

PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO ANUAL DA SBPC
O primeiro colocado das categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio participará da 62ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2010, com o objetivo de expor suas pesquisas.

PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS PREMIADOS
Os trabalhos premiados são publicados em livro próprio do Prêmio Jovem Cientista, elaborado pelas instituições parceiras.

Inscrições

Orientações

Como participar do Prêmio Jovem Cientista - Categoria Ensino Médio?
A escola
- Divulgar o Prêmio Jovem Cientista por toda a comunidade escolar, motivando a participação e esclarecendo as dúvidas.

- Abrir as inscrições e estabelecer datas-limite para a entrega do trabalho.

- Estimular o trabalho integrado de disciplinas.

- Orientar os participantes quanto aos seguintes aspectos:

1. Apresentação 6. Criatividade
2. Organização 7. Exemplos cotidianos coerentes
3. Clareza 8. Relevância da abordagem
4. Capacidade de argumentação 9. Rigor na metodologia de pesquisa
5. Coerência das idéias 10. Confiabilidade nas fontes citadas

O trabalho
É o resultado de uma pesquisa apresentada, em um texto de três páginas.

A redação deve aprofundar um único aspecto do tema geral proposto, reunindo dados e expondo os argumentos em que a pesquisa se baseou.

Atenção às especificações para a digitação do trabalho:
Tipo de letra: Times New Roman
Tamanho (corpo): nº 12
Formatação do parágrafo: entrelinha simples
Formato do papel: tamanho A4
Margens do papel (superior, inferior, direita e esquerda): 3 cm

A inscrição
Escolhidos os trabalhos, reúna-os, juntamente com as fichas e os comprovantes de inscrição preenchidos, a comprovação da matrícula dos alunos na escola e uma carta do(a) diretor(a) da escola encaminhando os alunos à Comissão Organizadora do Prêmio. A inscrição pode ser feita até 30 de junho de 2010:

  • pelo correio: envie tudo para: Prêmio Jovem Cientista - Fundação Roberto Marinho - Rua Santa Alexandrina, 336 - 20261-232 - Rio de Janeiro - RJ
  • pelo endereço eletrônico: preencha a ficha de inscrição e anexe o arquivo com o trabalho para www.jovemcientista.cnpq.br

O desenvolvimento do trabalho
1. Em primeiro lugar, a escola divulgará o Prêmio, informando os prazos de inscrição.
2. Os professores devem discutir com os alunos, em sala, o significado geral do tema e suas possíveis abordagens.
3. Cada aluno interessado escolhe o tema da pesquisa que lhe pareça mais apropriado e marca uma consulta com o professor encarregado de acompanhar o projeto.
4. Nesse primeiro encontro, o aluno já deve levar um esboço do que pretende fazer e, então, tirar dúvidas e acertar o prazo para a entrega do trabalho.
5. O aluno, então, desenvolve a pesquisa, coleta e organiza os dados.
6. É feita a redação do trabalho pelo aluno.

Atenção!
É importante que o aluno colete, por si mesmo, os dados que irá usar e discuta com o professor cada etapa do trabalho.

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